terça-feira, 16 de setembro de 2014

Biblioteca Pública de Nova York

O prédio da New York Public Library (NYPL) - ou Biblioteca Pública de Nova York - chama a atenção pela impressionante arquitetura e pela sua imponência. Em meio à Quinta Avenida, em Manhattan, é um dos lugares que vale muito a pena conhecer, afinal, é uma das principais bibliotecas do mundo e com acervo gigantesco de mais de 20 mil livros... E mais: a entrada é gratuita.


Inaugurado em 1911, cerca de 11 anos depois de ter sido construído, o edifício foi declarado como Patrimônio Histórico Nacional. Mas isso ocorreu em 1965. O edifício também é conhecido por Stephen A. Schwarzman e já foi cenário de inúmeros filmes do cinema, entre eles "O Dia depois de Amanhã", "Ghostbusters - Os Caça-Fantasmas", "Sex and the City - O Filme", "Spider-Man", entre outros, bem como é referenciado na literatura.


Eu e Max caminhávamos no meio da multidão quando encontramos o lindo parque anexo à biblioteca - Bryant Park -, com mesas e cadeiras para quem quer sentar, descansar e ler um bom livro. Fica na parte de trás da biblioteca e, inclusive, há até estante repleta de livros à disposição das pessoas.



Fotografamos, sentamos um pouco e continuamos a saga, apesar do cansaço. Resolvemos que iríamos entrar na biblioteca para conhecer, afinal, a oportunidade estava ali, aos nossos pés... E, com certeza, foi incrível!
Assim, fomos até a entrada principal, com colunas enormes e escadaria. Nas laterais, há estátuas de leões, de mármore (uma em cada lado). A fachada, com certeza, chama a atenção pela beleza, perfeição e grandiosidade. Mas não é apenas por fora que impressiona.


No interior do prédio, a biblioteca é enorme, as colunas impressionam, bem como as paredes de mármore branco por todo o local. Os móveis, mesas e estantes são de madeira maciça e, em alguns locais do prédio, há obras de arte de renome pelas paredes. Para os usuários da biblioteca, há salas de leitura, salas para uso dos computadores e outras para levar o próprio laptop. Contudo, é necessário fazer um cadastro antes.


Visitamos algumas salas, usamos o computador e ficamos deslumbrados pela beleza e organização. Inclusive, pode até fotografar no interior da biblioteca. Porém, o uso do flash não é permitido. Ah, o local não tem controle de entrada dos visitantes, porém, na saída, as bolsas e mochilas são vistoriadas pelos seguranças.


A sala principal é a Rose Main Reading Room ou Sala 315, que tem 24 metros por 91 metros. Lá, é possível encontrar milhares de obras em prateleiras espalhadas nas paredes de toda a sala. Os lustres e as grandes janelas - que iluminam o local - são encantadores. Ah, e o teto também tem pinturas...



O lugar é tão bonito e tranquilo, que dá vontade de ficar ali uma tarde inteira... Nem parece que fica bem no coração da Big Apple... Fica a dica!

Saiba mais
Endereço: Quinta Avenida com 42nd Street

Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...