terça-feira, 7 de abril de 2015

Linha Turismo: Um jeito diferente de conhecer Porto Alegre

Porto Alegre é uma das minhas cidades favoritas (só perde para o amor platônico a Paris). Procurando atividades para fazer por lá, resolvi experimentar passear pela cidade de uma forma diferente. De terça a domingo é possível passear pela Capital gaúcha na linha turismo. A dica vale tanto para quem não conhece a cidade e quer ter uma ideia geral quanto para aqueles que não passeiam por lá há tempos ou querem conhecer um ponto de vista diferente, o que foi o meu caso.

Mercado Público
A linha tem dois itinerários. Quando fui, apenas um deles estava ativo, o do Centro Histórico. O da Zona Sul estava suspenso porque o ônibus estava em manutenção. O passeio dura duas horas e você pode parar em alguns pontos e pegar novamente quando o ônibus passar por ali. O ticket vale para o período, manhã ou tarde e custa R$ 15 e pode ser comprado em alguns dos pontos de embarque/parada, como é o caso do Mercado Público.

Cidade Baixa
Shopping Total
O passeio começa em frente à secretaria de Turismo, na Cidade Baixa, mas a maioria das pessoas pega em frente ao Mercado Público. Foi o que fizemos. Do Mercado ele dá a volta e pega a avenida Mauá e segue margeando o Guaíba. O trajeto é todo guiado. É comum ver estrangeiros neste passeio e eles não ficam deslocados, há um fone de ouvido para que possam acompanhar em inglês ou espanhol a guia. No dia em que eu e meu irmão fomos, tinha um rapaz ao nosso lado que estava ouvindo em inglês.O ônibus é de dois andares e o de cima é aberto, bem legal para fotografar os principais pontos.

Gasômetro
Redenção
Depois de passar pela Usina do Gasômetro, o ônibus segue para a zona sul, pela orla do Guaíba, passando pelo Anfiteatro Pôr do Sol, passa pelo Beira-Rio e vai até a Fundação Iberê Camargo (um dos pontos de parada), ele faz a volta e passa pelo Olímpico. Da Azenha ele segue para a Cidade Baixa e para o Centro, passa pelo Tesourinha (ginásio mega conhecido em Porto), e vai até o terminal da Linha Turismo (aqui ele para e fica esperando dar o horário para iniciar o novo roteiro). Da Cidade Baixa vai para o Centro, e passa pela Redenção (outro ponto de parada).

Catedral
Theatro São Pedro
Aí recomeça o itinerário. O ônibus vai para o Moinhos de Vento, passando pelo Parcão (aqui é outro ponto de parada), passa pela antiga Cervejaria da Brahma, e volta para o Centro, passa pela Santa Casa, pela Ufrgs (campus Centro) e vai para a área da Catedral, Teatro São Pedro, Assembleia Legislativa, Palácio Piratini e Palácio da Justiça, passa também pela Rua da Praia (Andradas) e passa em frente ao Hotel Majestic, hoje Casa de Cultura Mário Quintana e segue em direção a prefeitura e ao Mercado Público.

Prefeitura de Porto Alegre
Centro Administrativo e Monumento das Cuias
No dia que fizemos o passeio, um sábado, tinha sol e estava bem quente para agosto. É legal ir de boné, óculos escuros e sem dúvida, passar protetor solar. Levar uma garrafinha de água ou isotônico também é recomendável e faça muitas, muitas fotos. Vale a pena dar uma paradinha na Fundação Iberê para conhecer as obras, também vale a pena parar na Redenção (principalmente se for domingo para aproveitar o Brique) e andar pelo Centro, Catedral, Teatro, o próprio Mercado e a Casa de Cultura (vale a pena ir até o terraço, onde fica o restaurante para ver o Guaíba lá de cima).

Fundação Iberê Camargo
Avenida Osvaldo Aranha
Para quem quiser conhecer um pouco mais de Porto Alegre (clique aqui) ou então fazer o passeio virtual (aqui)!
Porto Alegre é demais! Então, fica a dica para conhecer!!!

Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...