segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pont des Arts

O início do mês de junho de 2015 traz uma novidade para quem está ou pretende ir a Paris em breve. Uma das pontes mais queridinhas da cidade, a Pont des Arts será fechada por alguns dias a partir desta segunda-feira (1º). Esta é a ponte conhecida pelos cadeados que os apaixonados colocam no gradil. E o fechamento da estrutura é exatamente para retirar os cadeados.


A iniciativa da Mairie de Paris (prefeitura) se deve a um incidente que ocorreu em 2014. Parte do gradil cedeu em decorrência do peso. A expectativa é retirar cerca de um milhão de cadeados o que deve dar algo em torno de 45 toneladas de peso. No local das grades devem ser instalados painéis de artistas e a partir do outono, a prefeitura deve instalar placas de vidro.


Um pouquinho de história: A Pont des Arts foi construída nos anos 1980 para substituir a original, do século 19, que foi danificada com os bombardeios da 2ª Guerra Mundial. A estrutura é de ferro e madeira e aberta apenas para pedestres. A ponte está bem no coração de Paris, liga o Louvre ao Instituto da França e oferece uma das mais belas vistas da Torre Eiffel.
A “tradição” dos cadeados não é longa não. Ela começou por volta de 2008. Não se sabe muito bem sua origem, mas há indícios que teria sido inspirada em um romance italiano no qual os personagens fazem um pacto de amor, colocando um cadeado em uma ponte e atirando a chave no rio. O fato é que desde de 2012, a ideia de colocar um cadeado em pontes têm se proliferado não só em Paris, mas em outras cidades mundo afora.


Novas pontes, novos problemas: A moda tanto pega que com a Pont dês Arts não é a única a receber cadeados em Paris. Pelo menos outras duas pontes já começaram a receber os adereços metálicos e por isso já estão na mira da Mairie também. Você leitor deve estar se perguntando por que tanto alvoroço em relação aos cadeados? Que mal pode ter em declarar o amor?
Pois bem, como foi dito antes, os cadeados são de metal, portanto, adicionam um peso à estrutura da ponte para o qual ela não foi planejada. O risco de novos desabamentos aumenta e isso pode causar acidentes. Já imaginou se o gradil que caiu em 2014 tivesse desabado em um dos barcos que trafegam pelo Rio Sena?
Outra preocupação é com as chaves jogadas no próprio Rio Sena. Em tempos de consciência ecológica aflorada isso acaba pesando nas decisões da municipalidade em cercear a colocação dos cadeados.


Ah o amor: Para incentivar os apaixonados a continuarem dando mostras de que Paris é uma cidade prá lá de romântica, foi criada a campanha #lovewithoutlocks. A ideia é que os casais façam suas juras de amor com fotos e compartilhem nas redes sociais com a hastag acima. As fotos são então agrupadas neste site aqui: http://lovewithoutlocks.paris.fr/.


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...