domingo, 9 de agosto de 2015

Carimbos que ainda quero ter no passaporte

O sonho de todo viajante e blogueiro de viagem é ter o passaporte repleto de carimbos. Por enquanto, tenho poucos: apenas dos Estados Unidos, Peru e Colômbia - já que no Panamá não deu para sair da sala de embarque. Mas, como sonho bem alto, sei que ainda vou deixar as páginas do meu documento bem coloridinhas... Alguns países têm, além dos carimbos de imigração, "stamps" diferentes de pontos turísticos...
Em pesquisas na internet, descobri que há lugares e várias atrações espalhados mundo afora que contam com carimbos não-oficiais que podem ficar registrados em seu - e no meu - passaporte. Então, resolvi listá-las em ordem alfabética. Assim, quando você, caro leitor (ou nós aqui do blog) estiver organizando viagens a algum destes destinos, saberá que pode rolar um "carimbaço" especial - hehe.


Andorra
Em Andorra é possível conseguir o carimbo no passaporte, mesmo não sendo exigido o visto e nem o documento, uma vez que o acesso principal é por Barcelona. Assim, para conseguir o carimbo, é preciso parar em uma casa na fronteira com a Espanha e solicitar o carimbo oficial.


Antártica
Na Antártica, continente que foi aberto à exploração científica e não pertence a ninguém, é possível conseguir carimbos incríveis. Para isso, é preciso ir nas estações da Rússia, Chile, Estados Unidos, entre outros, e conseguir a coleção...


Akhzivland
A micronação Akhzivland (que nome, hein?) está localizada entre Nahariya e a fronteira libanesa na costa de Israel. O local é habitado apenas por duas pessoas e conta com belas praias e ruínas. Segundo informações extraoficiais, por um certo tempo os passaportes dos visitantes receberam carimbo especial (não se sabe se ainda existe esse carimbo, mas não custa tentar, né?).


 Cabo Hom - Chile
Segundo informações, este carimbo só é realizado para os passageiros do cruzeiro Australis, ao desembarcarem nas Ilhas Hornos. Mas é bem bonitinho - eu quero...


► Caminho de Santiago de Compostela - Espanha e França
Quem faz a peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela, pode virar um verdadeiro colecionador de carimbos. São tantos que é preferível nem colocar no passaporte, hein? Senão, haja páginas... Por isso, o ideal é usar um caderninho ou mesmo o próprio diário de viagem (para quem gosta de anotar sobre os locais que visita). A maioria dos lugares do caminho é patrimônio da Unesco.


Peregrinação na Espanha
Peregrinação St James

► Carteiro do Fim do Mundo - Argentina
Em Isla Redonda, no Ushuaia, os turistas podem conseguir um carimbo e um selo do Carteiro do Fim do Mundo. O valor é irrisório - US$ 2 - mas é super-hiper-bacana. Para conseguir o carimbo é preciso ir na unidade postal de Isla Redonda e o mesmo é feito por um simpático senhor.

Carimbo do carteiro do fim do mundo

► Checkpoint Charlie, Muro de Berlim - Alemanha
No local onde antes havia a travessia do muro de Berlim, no Checkpoint Charlie, é possível comprar alguns carimbos especiais no posto Potsdamer Platz. O oficial, inclusive, explica o motivo de cada carimbo, contando ainda a história do checkpoint. Os carimbos são da antiga Alemanha Ocidental e dos aliados Grã-Bretanha, França e União Soviética - países que não existem mais.


Círculo Polar Ártico, Lapônia - Finlândia
Nas coordenadas 66º32'35", onde passa a linha imaginária do Círculo Polar Ártico, ao norte de Rovaniemi, é possível fazer a travessia e ainda ganhar um carimbo bem legal no passaporte. Que tal?


► Dorasan Station - Coreia do Sul
Na última estação da Coreia do Sul - antiga linha Seoul/Pyongyang (Coreia do Norte) é possível conseguir esse carimbo...


► Fernando de Noronha - Brasil
Não imaginava que no aeroporto de Fernando de Noronha, em pleno Brasil, era possível carimbar o passaporte. Quando eu for, não posso esquecer de pedir para carimbar o meu...

Foto: Alexander K Tepes
Ilhas Cayman, Caribe
Nas famosas Ilhas Cayman, onde muitos escondem dinheiro em contas bancárias inacessíveis, há um carimbo bem fofinho. Dizem que o ícone - Sir Turtle - foi inspirado em Cristóvão Colombo, que avistou tartarugas e chamou a ilha de "Las Tortugas". Além disso, o local era refúgio de piratas e, por isso, o bichinho está bem característico. As ilhas são um território britânico no Caribe.



Ilhas Galápagos - Equador
Ao entrar no arquipélago de Galápagos, no Equador, o turista pode solicitar o carimbo oficial ao pagar a taxa ambiental, que é obrigatória a todos os visitantes. O carimbo não é obrigatório, pois para entrar nas ilhas é preciso passar pelo Equador - onde recebe o oficial - mas basta pedir...


Ilhas de Páscoa - Chile
Todo mundo já admirou, seja por fotografias ou in loco, os famosos Moais de Rapa Nui, espalhados pela ilha. Então, os desenhos do carimbo da Ilha de Páscoa são as estátuas. Para solicitar, basta ir na unidade postal local (só há uma, então, é fácil achar)...


Islas Flotantes de Uro - Peru
Este carimbo é bem difícil, pois precisa de muita insistência para conseguir. Dizem que é preciso "lutar" e perguntar em todos os lugares. O carimbo é cobrado, cerca de 5 soles...

Foto: Christian Lino 
Itaipu Binacional - Brasil e Paraguai
Estive na Usina Itaipu Binacional, entre Brasil e Paraguai, há pouco tempo e não sabia, porque se soubesse com certeza tinha carimbado o passaporte. Para conseguir, é só pedir no centro de informações. Por ser compartilhada pelos dois países, o lugar é considerado fora do Brasil e por isso tem o carimbo. Louca para ter no meu...


 Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch - País de Gales
Sim, esse nome existe e é o mais longo nome da Grã-Bretanha. Um carimbo bem interessante para ter no passaporte, hein? Pena que é impossível pronunciar... hehe É possível conseguir no centro de informações James Pringle Weavers.


Liechtenstein
Este país também não exige visto nem passaporte, uma vez que a entrada é pelo aeroporto de Zurique. No entanto, é possível carimbar no Centro de Informação Turística, ao lado do museu, mas uma taxa é cobrada.


Machu Picchu - Peru
Para conseguir este carimbo, é simples: basta solicitar no centro de informações. Normalmente, é gratuito. Cerca de 400 mil pessoas visitam o local ao ano.


Manitoba - Canadá
Na capital mundial dos ursos polares, é possível conseguir o carimbo na agência dos Correios de Churchill.


Metade do Mundo - Equador
Que tal um carimbo da Ciudad Mitad del Mundo? Neste lugar, há várias curiosidades, como as coordenadas 0º0'0" - latitude. O lugar é de propriedade da prefeitura da província de Pichincha.


Nações Unidas, Nova York - Estados Unidos
Este é outro carimbo que eu não imaginava que existia. Inclusive, estive em Nova York e poderia ter ido lá conseguir... Ao terminar o tour no prédio da ONU, é possível pedir o carimbo especial das Nações Unidas. Como o prédio é considerado território neutro, ou seja, fora dos Estados Unidos, eles têm este carimbo oficial.


Ny-Alesund - Noruega
Considerada o lugar mais setentrional do mundo, com latitude 78º55' N, Ny-Alesund fica em King's Bay, Spitsbergena, ilha pertencente ao arquipélago ártico de Svalbard, na Noruega. Por incrível que pareça, a população é de 35 pessoas, mas no verão chega a 120.


One Foot Island
Este carimbo é o mais interessante de todos (eu acho!) por ter o formato de um pé. One Foot Island é uma pequena ilha do arquipélago das Ilhas Cook. Para conseguir é fácil: basta ir ao posto de Correios do lugar.

Foto: TripAdvisor/Bishop's Cruises

Palestina
O carimbo foi criado por um artista, chamado Khaled Jarrar, em protesto às restrições impostas por Israel aos territórios palestinos. O próprio artista pergunta aos turistas se querem o carimbo no passaporte. Muita gente, inclusive, não aceita por receio de represálias.



► Poker Creek, Alasca - Estados Unidos
Um carimbo bem diferente pode ser conseguido no Poker Creek, controle de fronteira mais setentrional do Alasca. Eu quero...


Port Lockroy, Antártica - Reino Unido
O carimbo Port Lockroy na Antártica britânica é considerado um dos mais raros e pode ser obtido na agência dos Correios. Além da data, consta nele as coordenadas geográficas...


 Principado de Seborga
Outra micronação autoproclamada, só que essa fica no norte da Itália. Ao contrário da Molossia, Seborga conta com algumas centenas de habitantes: são mais de 300 pessoas vivendo ali. O Principado se considera independente e possui bandeira, moeda, uma monarquia e um carimbo de passaporte próprio.


República de Concha
Este é mais uma micronação que se proclamou independente. A República das Conchas fica situada nas ilhas Key West, no Sul da Flórida, e existe desde 1982. Tem passaporte próprio, que pode ser comprado. Estive tão perto e não sabia...


► República de Molossia - Estados Unidos
A República de Molossia é uma micronação dentro de Nevada, nos Estados Unidos. Assim, quem cruza a fronteira, recebe o carimbo...

Foto: Ryan Jerz

Reserva Nacional Tambopata - Peru
A reserva tem mais de 10 mil hectares de floresta amazônica e recebe milhares de turistas ao ano. Lá, é possível conseguir este carimbo. A entrada no parque, inclusive, é gratuita.


San Marino - Itália
O principal acesso a esse pequeno país é pela Itália e por serem da Zona de Schengen, não é necessário passar pela imigração. Mas, quem quiser carimbar o passaporte em San Marino, pode faz^-lo no Centro de Informações Turísticas, pagando uma taxa de 6 Euros (vem selo e carimbo oficial).

Foto: ENIT

Skagway, Alasca - Estados Unidos
Mais um lugar no Alasca que tem carimbo legal: Skagway, onde moram 920 pessoas, é parada de muitos cruzeiros. No verão, chega a receber mais de 900 mil pessoas. Pode?


Ushuaia - Argentina
Além disso, a cidade mais ao sul do mundo tem seis modelos de carimbos, gratuitos, e para conseguir basta chegar no centro de informações turísticas ou no parque nacional.


Uzupi, Vilnius - Lituânia
O país fictício chamado Uzupi, em Vilnius, capital da Lituânia, consta com um carimbo também...


Então, este post foi bastante inspirador e deu vontade de sair por aí carimbando o passaporte... Já fiz uma listinha básica com todos estes lugares para, quem sabe um dia, passar e carimbar. 
Claro que muitos destes carimbos não são oficiais de autoridades de imigração. Logo, para não causar nenhum problema em sua viagem, o ideal é carimbar em um caderno fora do passaporte ou até (para os mais aventureiros) na última página do documento - ainda assim muita gente evita isso.
E aí, tem algum desses carimbos? Ficou com vontade (como eu!) de sair por aí carimbando o passaporte? De qual gostou mais? Eu, particularmente, quero todos... Ai, ai...
Ah, e se você tem algum carimbo diferente no passaporte, manda para a gente postar aqui...

Fotos: Divulgação


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...