quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Catedral de Caxias do Sul

Depois da Igreja São Pelegrino, o segundo ponto turístico que não pode ser deixado para trás em uma visita à cidade é a Catedral. O bom, é que possível ir a pé de uma igreja a outra. A Catedral fica na avenida Sinimbu e é só descer a via saindo da São Pelegrino. A caminhada leva cerca de 20 minutos.


A Catedral fica em frente à Praça Dante, que é conhecida pelo chafariz. Construída no fim do século 19, a igreja é dedicada a Santa Tereza D´Ávila e é inspirada na igreja de Santo Antonio de Bolonha. O estilo arquitetônico é o gótico, assim como a de São Pelegrino. Desta forma, elas parecem ser muito fortes e pesadas por fora, mas dentro, devido aos vitrais e rosáceas, são caixinhas de luz.



Por dentro, a Catedral é toda ornamentada. Desde os pilares ao teto, tanto da parte central quanto das laterais. As janelas em formato de ogivas são todas acompanhadas de pinturas. O que me chamou muito a atenção foram duas pinturas. Uma é a da abóbada central que fica em cima do altar-mor. É um azul celeste lindíssimo. Quando a luz das janelas laterais incide, a impressão é que é o céu mesmo.



As igrejas góticas são pródigas neste tipo de efeito. Os pontos onde a luz incide trazem uma mensagem. Neste caso, é que a fé, a religião, a oração, representada pelo altar-mor, leva a salvação e, portanto, ao céu.
Fiquei fascinada com a capela do Santíssimo Sacramento. Ela fica no lado esquerdo do altar-mor. A diferença é que se no altar-mor a cor do teto é azul celeste, na capela o azul é escuro, lembrando a noite, tanto que há estrelas douradas pintadas e com a luz que entra pela rosácea, a impressão é que é noite mesmo.



A Catedral tem um pátio, chamado de Pátio de Maria, que tem alguns bancos, grama, flores e música ambiente. O local é procurado durante o dia por pessoas que querem refletir ou dar um tempo das atividades e do corre-corre lá de fora.
Serviço: A igreja fica aberta todos os dias. A primeira missa é às 6h45. Outras informações no site da catedral: www.catedraldecaxias.org.br

Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...