Para os apaixonados por arte e, ainda por cima, por viajar mundo afora, a dica é conhecer a capital do Rio Grande do Sul: Porto Alegre. Além de ser uma cidade encantadora, este ano Porto Alegre está ainda mais colorida com a 8ª Bienal do Mercosul. O evento, que reúne 107 artistas de 34 países, ocorre até o dia 15 de novembro.
|
Bienal - Cais do Porto |
As exposições estão espalhadas por vários lugares de Porto Alegre, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS -, o Espaço Santander Cultural, além do Cais do Porto e em nove pontos no centro. Paralelamente à Bienal, ocorre ainda a Feira do Livro, na Rua das Andradas, bem no centro.
Este ano, o artista homenageado é o chileno Eugenio Dittborn, cujo trabalho está exposto no Santander Cultural. No Cais do Porto, estão os trabalhos da exposição Geopoéticas e Cadernos de Viagem. Já no MARGS, é possível observar as obras do projeto Além Fronteiras. Já a Cidade Não Vista abriga obras que chamam a atenção das pessoas para lugares que antes nem mesmo eram percebidos.
|
Obra em exposição no Cais do Porto |
Mesmo para quem não conhece nada em Porto Alegre, mapas são distribuídos na Bienal com todos os lugares que abrigam obras dos artistas participantes. Para quem é professor, ainda é possível ganhar cadernos pedagógicos, com dados das obras e dos artistas, que podem ser trabalhados em sala de aula.
Fora da Bienal
Mas em Porto Alegre tem muita coisa boa para se conhecer também, como a Casa de Cultura Mário Quintana (antigo Hotel Majestic), o Parque da Redenção, os shoppings, como o Praia de Bellas e Iguatemi, museus, o Gasômetro, o Mercado Público, praças e os estádios de futebol do Internacional e do Grêmio.
Para quem vai passar o fim de semana em POA, pode aproveitar para ir à Feira do Brique, ou Feira das Pulgas (como também é conhecida), e comprar produtos antigos e artesanatos. Ocorre todo domingo, durante a manhã, e vale a pena passear por lá. Na Redenção, é possível passar o dia inteiro tomando chimarrão, curtindo o visual, e conhecendo tudo: há zoológico, chafariz, trenzinho que anda pelo parque, pedalinho, esculturas, pracinhas para as crianças. E, para quem gosta de pedalar, pode alugar bicicletas. E, para fechar o passeio, o turista ainda pode assistir ao pôr-do-sol no Guaíba.
Saiba mais
http://www.portoalegre.rs.gov.br/
Fotos: Destino Mundo Afora