Antes de seguirmos rumo a New York, colocamos no papel todos os lugares que desejávamos visitar. Afinal, estávamos sem guia turístico e qualquer “erro” nos faria perder o que havia de mais precioso, principalmente em uma viagem: o tempo. Como dizem alguns brasileiros: “time is Money”.
|
Parada de Porto Rico, na Quinta Avenida |
Então, além de fazer a lista de lugares a conhecer, pesquisamos no Google Mapas os lugares mais próximos, que poderíamos fazer em um só dia, justamente para ganhar tempo. E, como New York é imensa, saíamos do hotel sem horário para retornar.
No primeiro dia, fomos conhecer a avenida mais famosa do mundo: a Quinta Avenida. Percorremos um bom trecho a pé para conhecermos e ainda pegamos a parada de Porto Rico, um desfile com os imigrantes porto-riquenhos e descendentes que moram na Big Apple. Milhares de pessoas assistiam ao desfile e seguravam bandeirinhas de seu país de origem. A Polícia de New York estava em peso na avenida, para garantir a segurança de quem desfilava e assistia. Fiquei pasma com a organização dos americanos, principalmente no quesito segurança.
Caminhamos mais um pouco (haja pernas e tênis...), até chegarmos ao Rockefeller Center, um complexo de edifícios comerciais bem no coração de Manhattan, fundado por John D Rockefeller Jr. Lá, encontram-se bandeiras de todos os países do mundo, inclusive do Brasil, com a qual não poderia deixar de tirar uma fotografia. De lá, resolvemos procurar um bom café, o que é raro... Mas encontramos um local com café gostoso.
|
Bandeira do Brasil no Rockefeller Center
|
Rockefeller Center |
|
Seguimos pela Quinta Avenida até chegarmos ao Empire State, mais alto prédio do mundo, com 102 andares. O interessante é que, de qualquer ponto de Manhattan, é possível enxergar o edifício. Batemos algumas fotos em frente, mas não subimos neste dia, apenas entramos no hall para ver como era. Sem contar que o prédio ficou ainda mais famoso com o filme "King Kong", clássico de 1933 e refilmado em 1976 e 2005.
|
King Kong. No filme, ele sobe no Empire State |
Passamos ainda (e paramos, claro) pela Biblioteca Pública de New York. O prédio é lindo e enorme, todo em mármore, e de dimensões gigantescas por dentro. Entramos na sala em que há computadores para acesso da população e visitamos uma exposição de obras de arte, bem como caminhamos por todo o espaço físico.
|
Fachada da Biblioteca Pública |
|
Pátio da Biblioteca Pública |
No pátio da biblioteca, livros ficam à disposição das pessoas para serem lidos (e depois devolvidos), com mesas e cadeiras em meio às árvores. Incentivo à leitura!
Claro que, durante o percurso, conhecemos muitas outras coisas diferentes, como lojinhas de souvenir, lanchonetes, lojas de marcas famosas...Uma loucura para quem gosta de comprar, comprar, comprar... Mas a nossa jornada do dia, antes de voltar ao hotel, terminou na Times Square, já ao anoitecer. Ver todos aqueles telões, a iluminação, é magnífico. Ficamos um bom tempo lá, somente apreciando o lugar, repleto de energia positiva e, claro, turistas de vários países do mundo, com suas câmeras nas mãos. Como eu!
Foto: Destino Mundo Afora