quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dicas essenciais para não esquecer nada antes de viajar

Quando se vai viajar, surge, principalmente entre as mulheres, a grande dúvida: o que levar? Quando viajo, procuro colocar poucas peças de roupas na mala, justamente para poder enchê-la com as compras. Afinal, não adianta encher de coisas que não se vai usar. Se a viagem é internacional e a intenção é fazer compras, a dica é que a mala fique com espaço sobrando. Além disso, também é bom verificar nas linhas aéreas quais são os limites de peso de bagagens, bem como a quantidade de malas por pessoa. Caso contrário, pagará uma taxa por excesso (para saber mais, clique aqui). Também é bom ver quais são os itens permitidos para levar na bagagem de mão.
Pois bem. Antes de arrumar as malas, é bom dar uma espiada em como anda a meteorologia. Ao saber como é o clima no lugar, é possível levar somente os tipos de roupa da estação. Se a estação do país em que vai conhecer é o oposto do país de origem, leve apenas duas peças para a saída e a volta. Quando viajei para os Estados Unidos, era inverno no Brasil e verão lá. Logo, levei apenas um casaco (que usei na saída do Brasil e na volta). Assim, não se perde espaço na mala. Então, para não haver erro e não esquecer de itens importantes, seguem algumas dicas:

1- Antes de começar a arrumar a mala, é bom fazer uma lista de tudo o que pretende levar. Assim, você vai conferindo tudo à medida que arruma. Além disso, em caso de extravio, você tem a lista completa do que tem dentro da bagagem perdida.

2- Separe a roupa e o sapato que pretende usar na viagem. E, não esqueça, escolha os mais confortáveis. Mas sem se desleixar, afinal, ainda terá que passar pela imigração.



3- Antes de viajar, de preferência com alguns meses de antecedência, é necessário se certificar se é preciso tomar vacinas para entrar no país. Alguns países exigem que os turistas estejam com certas vacinas em dia.


4- Leve um pouco de dinheiro do país de origem (real). Você pode precisar para táxi, alimentação, entre outros, antes de embarcar ou na volta. Não esqueça de trocar a moeda antes de viajar. Uma dica boa é depositar o dinheiro em cartões de débito para viagens, como o VTM (Visa Travel Money).



5- Leve somente o essencial na bagagem de mão. Às vezes, a espera nos aeroportos é longa e, com pouca bagagem de mão, você não carregará muito peso. Alguns itens não são permitidos na bagagem de mão, atente-se a isso. Entre em contato com a empresa aérea para saber o que é permitido e o que não é.



6- Não coloque na mala objetos que podem quebrar, como máquina fotográfica ou notebook. Leve junto com a bagagem de mão. Além disso, você pode declarar o itens eletrônicos que está levando para a viagem na Receita Federal do aeroporto.


7- Documentos pessoais, passaporte, cartões de crédito e dinheiro devem estar sempre com você. Para carregar estes itens, há algumas pochetes especiais, usadas debaixo da roupa. São bem práticas e seguras.


8- Leve, em uma pasta na bagagem de mão, os vouchers de hotéis, de aluguel de carro, e os endereços dos lugares onde ficará, bem como os telefones. Ao passar pela imigração, geralmente eles perguntam onde você ficará hospedado.


9- Se for levar cartões de crédito, é necessário pedir o desbloqueio para viagens internacionais e informar o período em que ficará naquele país.


10- Faça um seguro saúde. Assim, ficará mais tranquilo se algo acontecer durante a viagem ou na estada no país. Em alguns lugares, consultas particulares são caríssimas.


11- Se você não fala muito bem a língua do país de destino, é bom levar um dicionário. Pode ajudar em algumas situações.



12- Guias sobre a cidade, linhas de metrô, pontos turísticos também podem ser comprados antes de viajar. Mas, se preferir, atualmente encontra-se tudo pela internet. Assim, economiza um pouco mais...


13- Não se encarregue de comprar coisas para outros. Senão, a preocupação de encontrar as encomendas é grande e o passeio, esquecido. E, de quebra, a mala volta lotada de coisas... para os outros.

Então, com estas dicas, espero que você tenha uma ótima viagem!!!

Um comentário:

  1. Excelentes dicas, vou dar uma revisada no meu checklist pra ver se faltou alguma coisa. Vc sabe que outro dia eu estava pensando mesmo em fazer um post com meu checklist... Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...