"Navegar é preciso, viver não é preciso". A frase de Fernando Pessoa pode ter mil e um significados ou interpretações, mas reflete, para mim, que devemos viver em busca de coisas que valham a pena, de lugares a serem conhecidos, de sonhos a serem almejados. Não viver por viver. Mas navegar pela vida...
Por falar em navegar e viver aventuras em alto mar, visitei neste fim de semana a Itajaí Stop Over - Volvo Ocean Race, no Centreventos (Marejada), em Itajaí (SC).
Para quem não sabe o que é, a Volvo Ocean Race é a mais antiga e conhecida regata ao redor do mundo, com escalas, e que ocorre a cada quatro anos. E os barcos a vela que participam da corrida estão lá expostos para os apaixonados por navegação. A competição começou em Alicante, Espanha, dia 29 de outubro visitou Cape Town, Abu Dhabi, Sanya, Auckland, Itajaí e ainda passará por Miami, Lisboa, Loriente e terminará em Galway, na Irlanda, em julho deste ano.
Fiquei encantada (e até surpresa) com os barcos a vela gigantescos que estavam no local. Muitos homens estavam trabalhando na preparação das embarcações, já que dia 22 eles saem rumo a Miami, dando continuidade à corrida. A regata atravessa quatro oceanos e cinco continentes e dura nove meses, totalizando um percurso de 37 milhas náuticas, ou seja, cerca de 69 mil km. E não é fácil como parece... Os tripulantes enfrentam gelos, tempestades, ventos fortíssimos, ondas gigantes, frio e calor.
A Volvo Ocean Race é o maior evento náutico do planeta, que conseguiu aliar ainda shows regionais e nacionais, palestras, simuladores de vela, cinema 3D e a Expo Náutica Brasil, com produtos e serviços voltados ao setor, além de exposições de artigos antigos usados pela Marinha. Iates luxuosos, lanchas, pequenos barcos e até botes podem ser vistos no evento, sem contar, claro, com os barcos a vela que participam da Volvo Ocean Race.
Para quem ainda tem tempo para visitar Itajaí, não pode deixar de dar uma passadinha pelo local e admirar (e até "viajar") pelo mundo marítimo. A entrada é gratuita e o evento ocorre somente até dia 22 de abril. Não esqueça: "navegar é preciso"... Aproveite!