segunda-feira, 18 de maio de 2015

Museu do Café de Ibiporã

Exposição de fotografias e objetos que remetem à cultura cafeeira fazem parte do acervo do Museu do Café de Ibiporã, no norte do Paraná. A antiga estação ferroviária, construída em 1936 por imigrantes ingleses, hoje abriga um pouco da história da cidade e do café, uma das bebidas mais amadas no mundo - e, claro, no Brasil... E eu tive a oportunidade de conhecer o local durante o presstrip Rota do Café, a convite do Sebrae/PR, como já contei aqui.


O museu é pequeno, mas grandioso pelo acervo histórico muito bem preservado de fotos e artefatos que mostram a vida e o desenvolvimento de uma região que viveu o auge do café. Xícaras, calculadora, máquinas de costura, sapato e chapéu usados na época, rádio e telefone, além de peneiras usadas nos cafezais, são alguns itens do museu.


O espaço conta ainda com uma sala de vídeo - onde é possível assistir a depoimentos dos pioneiros da cidade. As peneiras de café penduradas no teto chamam a atenção pela criatividade e proporcionam um charme ainda maior ao lugar, remetendo ao passado.


E, claro, não há local mais propício para abrigar objetos históricos do que a estação de trem, que foi inaugurada em 15 de julho de 1936 e foi o marco da chegada dos pioneiros que foram para município, principalmente para trabalhar nas lavouras de café. O local, inclusive, é hoje o único prédio de Ibiporã tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).



Na parte externa do museu, há ainda uma escultura do artista paraibano Henrique de Aragão. A obra, denominada Cristo Libertador, tem 4,5 metros de altura e compõe o acervo do Museu de Esculturas ao Ar Livre de Ibiporã, que existe desde 1989 com obras espalhadas por vários pontos do município - a maioria do próprio artista, um dos grandes nomes da arte sacra.


Apesar de ter sido um passeio rápido, até pelo avançar da hora, valeu a pena conhecer um pouco da história do café e de Ibiporã.

Curiosidades
► Ibiporã fica a cerca de 15 quilômetros de Londrina.
► A obra Cristo Libertador, de Henrique de Aragão, foi feita por volta de 1965. Na época, a estátua não foi bem aceita pelos moradores por mostrar a imagem de Cristo nu. Posteriormente, em 2014, foi alocada no museu.
► O museu faz parte do Complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã, que abriga ainda as casas históricas dos ferroviários, o auditório dos pioneiros e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social.


Participaram do presstrip jornalistas e blogueiros de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (eu!). Assim como o Destino Mundo Afora, os blogs Mala InquietaDiário de ViagemFui Gostei ConteiViagens Cinematográficas e Giros por Aí. E no Matraqueando também é possível conferir alguns posts sobre a Rota do Café... 


Fotos: Destino Mundo Afora



Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

6 comentários:

  1. Já foi um começo e tanto essa nossa viagem! :-)

    ResponderExcluir
  2. Tati querida, obrigada pelo prestígio dedicado ao Museu do Café, grandioso na memória e no esmero com o acervo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, obrigada também pela oportunidade de conhecer a Rota do Café. Foi excelente!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...