Neste dia, ficamos cerca de um hora na fila para pegar o barco e debaixo de um sol muito forte (não esqueça de usar boné e protetor solar). Como já havíamos comprado o ingresso antes, através do CityPass, não precisamos enfrentar a fila da bilheteria. Enquanto esperávamos, um senhor com violão começou a tocar o hino nacional brasileiro enquanto a gente passava por ele. E, é claro, demos gorjeta a ele.
Antes de entrar no ferry boat, precisamos passar por um forte esquema de segurança. Toda a bagagem de mão passa por raios-X e os visitantes por detector de metais, sendo obrigatório tirar os sapatos. Além disso, não é permitido entrar com alguns objetos, como facas, armas, isqueiros, entre outros, e a vistoria é acompanhada por agentes federais.
Na travessia, a paisagem é linda. Aos poucos, a ilha de Manhattan vai se afastando e é possível apreciar os prédios, principalmente o Empire States, de longe. Por sua vez, chega a hora de descer e conhecer a Ilha da Liberdade.
O lugar é grande, com praça de alimentação, skyline de Manhattan, lojas de presentes e souvenirs um parque instalado, por onde é possível dar a volta toda pela estátua. Tiramos muitas fotografias, algumas sérias, outras brincando de Estátua da Liberdade (o que quase todo turista faz... hehehe) e ficamos um tempo admirando a paisagem.
Dependendo do ingresso que se adquire, é possível entrar no monumento (mediante pagamento de taxas extras) e, com antecedência, dá para agendar a entrada na coroa (também com um valor mais elevado).
Na volta, depois de pegar a fila para o ferry boat, é possível descer no museu de Ellis Island. Mas a parada é opcional. Quem quiser continuar, sem descer, pode permanecer no barco até voltar ao ponto de partida (Manhattan). Não chegamos a descer no museu, pois tínhamos ainda um dia inteiro de atividades e lugares para conhecer pela frente.
Saiba mais
► Quem preferir, pode chegar à ilha de water taxi, serviço que realiza transportes aquáticos com uso de barcos mais velozes e confortáveis, o que elimina a longa espera nas filas antes do embarque. O custo é mais elevado do que o praticado pelo transporte via balsa.
► As coordenadas da Estátua da Liberdade são N 40°41'21" e W 74 °2'40".
► O monumento foi inaugurado em 28 de outubro de 1886, projetado e construído pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que se baseou no Colosso de Rodes. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, o escultor contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel, mesmo engenheiro da Torre Eiffel.
► Depois do atentado terrorista contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, a subida à coroa foi proibida por motivos de segurança, sendo reaberta apenas em 2009.
► Há algumas réplicas espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil. A cidade de Paris tem tês monumentos semelhantes à Estátua da Liberdade. No Brasil, há uma no Rio de Janeiro, Alagoas e Santa Catarina.
► A estátua mede 46,50 metros (92,99 metros contando com o pedestal). O conjunto pesa 24.635 toneladas, sendo a mais pesada do mundo de acordo com o Guinness Book.
► Ficou entre os semi-finalistas do concurso das sete maravilhas do mundo moderno.