E a observação de baleias foi uma das atividades que fizemos durante nossa estada na Praia do Rosa, a convite da Associação Empresarial de Imbituba (Acim). Apesar da chuva, fomos avisados de que o passeio ocorreria de qualquer forma. Entretanto, o que era para ser uma trilha ecológica virou passeio de van. E foi bem interessante.
A empresa que presta o serviço é a Vida Sol e Mar - Turismo de Observação de Baleias, que oferece atividades voltadas para quem quer ver os mamíferos. Há cerca de um ano, realizei o passeio de avistamento por embarcação, cujo post escrevi aqui, e este ano, devido à uma proibição judicial, não está sendo possível realizar esta atividade. Uma pena!
Então, como já falei, iríamos fazer a trilha de observação, mas devido à chuva tivemos que ir de van. Antes de embarcar, o proprietário Enrique Litman entregou capas de chuva para cada um e, no caminho, foi explicando sobre a espécie.
As baleias francas estavam na praia da Ribanceira e fomos até lá para observá-las. Eu consegui avistar apenas duas, com binóculos que a empresa forneceu, apesar de estarem no mar cerca de oito baleias. Antes, fomos também no Museu da Baleia, sobre o qual postei aqui também, e foi muito legal conhecer um pouco mais sobre estes mamíferos que vêm sempre nos visitar no litoral.
Enrique Litman |
Saiba mais
www.vidasolemar.com.br
Foto: Vida Sol e Mar |
► As baleias francas vêm para o litoral sul do Brasil em busca de águas claras e quentes para amamentar os filhotes e se reproduzir. Além disso, é bastante curiosa.
► A fêmea geralmente tem cerca de 17 metros e pesa 60 tonelada, enquanto o macho chega a 15 metros e 40 toneladas.
► O alimento preferido das baleias é o krill e elas comem mil quilos por dia.
► A operadora Vida Sol e Mar é parceira do Instituto Baleia Franca (IBF).