sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Museu Oscar Niemeyer

Como já contei em outras postagens, durante minha passagem por Curitiba, participei do 2º Curitiblogando, cuja ideia é conhecer os pontos turísticos da cidade e escrever  sobre cada um deles. Entre os lugares que visitamos, estava o Museu Oscar Niemeyer (MON). Confesso que, como professora de arte que também sou, o lugar me fascinou. O arquiteto brasileiro, que nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907, é considerado um dos maiores nomes da arquitetura moderna internacional e, inclusive, faz parte de inúmeros livros de arte. Niemeyer morreu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos.


Neste dia, estava em exposição a mostra "A Magia de Escher", do artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), que reuniu cerca de 85 obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles. E uma das características do artista está justamente em provocar alguns efeitos de ilusão de ótica muito legais... Entre os trabalhos que chamaram a atenção estava o espaço em que nos "transforma em gigantes ou pequenos". É um espaço interativo, onde é possível fotografar. E eu e o Jr. Caimi, do blog Tip Trip Viagens, fizemos até uma brincadeira...



Depois de conhecermos a mostra de Escher, fomos até o Olho do MON. A torre, que tem este apelido (olho), tem quatro andares. Para chegar até lá, passamos pelo Pátio das Esculturas e pelo Espaço Niemeyer, onde há maquetes e fotografias de suas principais construções, bem como um painel com alguns desenhos do arquiteto. Além disso, um corredor todo em mármore me chamou muito a atenção. Achei lindíssimo e me passou uma sensação de infinito...




O museu é enorme e, durante todo o passeio, fiquei pensando em como foi projetado, já que a estrutura é arrojada... Com cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil metros quadrados de área expositiva, o MON é dedicado à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design e é considerado o maior da América Latina.



Por incrível que pareça, o local era o Instituto de Educação do Paraná. Depois, foi sede de órgãos públicos e, em 2002, após ser reprojetado por Niemeyer, renasceu como NovoMuseu. Em 2003, foi reaberto com o nome que perdura até hoje.
Então, para quem gosta de se "perder" pelo mundo das artes, vale a pena conhecer o MON. Eu ainda quero voltar... E você, o que acha de visitar? Fica a dica!




Saiba mais
► O local foi projetado em 1967 por Oscar Niemeyer. 
► O MON abre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
► Os ingressos custam R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia entrada) e são vendidos até às 17h30*.
Endereço: rua Marechal Hermer, 999, Centro Cívico.
► Telefone: (41) 3350-4400
*Os valores estão sujeitos a alteração a qualquer momento, de acordo com a necessidade da administração do museu.

Fotos: Destino Mundo Afora


Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem). Blogueiros convidados: Lilian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelles (Destino Mundo Afora).
A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala Pronta e Flex Câmbiocom o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia BresserBaggio Pizzaria e FocacceriaArtesalino Café e BistrôTAJ BarCupcake CompanyKnock Knock HostelLafort,  Pulp EdiçõesKuritbikeMON – Museu Oscar NiemeyerMuseu Holocausto e Hotel CWB Express.


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...