terça-feira, 26 de novembro de 2013

Empire State Building: que tal observar New York do alto?

Um dos lugares mais incríveis que já conheci foi o Empire State Building, em New York, nos Estados Unidos. O arranha-céu é um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas do mundo inteiro e tem 102 andares. Lá de cima, do 86º andar, é possível ter uma vista incrível, em 360 graus, de toda a ilha de Manhattan.
Por quatro décadas, o edifício foi considerado o mais alto do mundo, mas perdeu o posto para a torre norte do World Trade Center. Posteriormente, com a queda das torres gêmeas em atos terroristas de 2001, voltou a ser o maior da cidade de Nova Iorque (porém, novamente perde o reinado para o One World Trade Center, com 541,3m).
Ainda do lado de fora, a gente observa a imponência do prédio. Por incrível que pareça, de qualquer lugar de Manhattan é possível enxergá-lo, de tão alto que é. Fotos de perto? Só aparecendo um pedacinho do Empire State, pois nem praticamente "deitado" no chão é possível encaixar toda a fachada no visor da câmera...
No hall, uma réplica do prédio está exposta na vitrine da loja de lembranças, junto com um gorila de pelúcia fazendo alusão ao famoso filme de Hollywood, "King Kong". O hall, por sinal, também é incrível.
Fomos ao prédio em dois dias. No primeiro, fomos comprar o CityPass, que dá acesso aos principais pontos turísticos de NYC. Neste dia, aproveitamos para fazer algumas fotos no hall, uma vez que nosso cronograma estava bem apertado. No outro dia, fomos realmente conhecer.
Entramos na fila e passamos por um esquema de segurança "ferrenho". Sim, em todos os pontos turísticos que podem vir a ser alvo de terroristas, a segurança é hiper-mega-ultra-super-rigorosa. Mas nada do que ter uma vista incrível depois de tudo isso...
Ainda na fila, cada um ganha um fone para ouvir a história, não somente do edifício, quanto também de toda a ilha de Manhattan. Para quem não fala inglês fluente, o tour de áudio não oferece tradução em português, mas é possível escolher espanhol, que dá para entender bem.
Depois de passar por todo o esquema de segurança, a gente pega o elevador. E é aí que a parte mais interessante começa. O edifício é tão alto que a contagem do elevador é a cada dez andares e a subida é muito rápida. No deck de observação, há placas com números na grade e, quando você chega em cada um, ouve a explicação sobre o que está à sua frente (na vista). Além disso, as grades são altas, justamente porque houve alguns suicídios no local anos atrás. Há ainda, no deck, binóculos para avistar a cidade.
Ficamos um bom tempo observando Manhattan e, confesso, é apaixonante. Lá do alto, você vê toda a movimentação das pessoas caminhando com pressa, dos táxis amarelos nas ruas, dos prédios (que parecem tão altos lá de baixo, mas do alto do Empire State parecem tão pequenos...), da imensidão do Central Park e da água por todos os lados... Assim como a própria explicação afirmou, no fone: "É possível ficar uma semana em Manhattan e não ver a água que a cerca".
Ao sair do observatório, é necessário descer seis andares pelas escadarias e, somente no 80º andar, é que pode pegar novamente o elevador.
Sim, assim como muitas outras pessoas, fiquei completamente apaixonada por Nova Iorque e pretendo voltar muito em breve...

Saiba mais
► O Empire State Building localiza-se na 5ª Avenida com a West 34th Street.
► A construção foi concluída em 1931.
► Foi cenário de inúmeros filmes, incluindo "King Kong", "Independence Day", "Os Smurfs", "Superman II", entre outros.
► Site oficial: http://www.esbnyc.com/




Fotos: Destino Mundo Afora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...