sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Museu do Holocausto, em Curitiba

O primeiro e único Museu do Holocausto no Brasil está instalado em Curitiba, no Paraná. Totalmente interativo e audiovisual, o lugar é realmente surpreendente e reconta a história de sobreviventes e vítimas do Holocausto através de fotografias, depoimentos e objetos. Administrado pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, o museu foi inaugurado em 2011, mas seu funcionamento ao público teve início somente em 2012. Inclusive, as visitas ao local devem ser previamente agendadas.


A visita, guiada por Carlos Reiss - coordenador do museu -, foi incrível e fez parte da programação da segunda edição do Curitiblogando. Nunca vi alguém conhecer tão profundamente a história e contar de uma forma tão emocionante quanto ele. Inclusive, Carlos é neto de sobreviventes.


 Em nosso primeiro passo rumo ao passado, vimos livros empilhados de autores que foram censurados no holocausto. Aqueles foram os raros livros que foram salvos da época. Inclusive, a censura é a primeira ação que pode nos avisar de que algo de ruim está por vir... Depois, fomos até outra área, onde Carlos contou a história da própria família - e só revelou no final. Foi o momento, para mim, mais emocionante e acredito que os outros blogueiros também acharam. Naquele espaço, havia cartazes utilizados pelo nazista Adolf Hitler que refletia a ojeriza aos judeus e alguns documentos, como pedaço do livro sagrado dos judeus - chamado de Torá, salvo durante a Noite dos Cristais. Foi nesta noite que sinagogas foram destruídas e queimadas.



Depois, fomos para a parte interativa, onde é possível ouvir as histórias reais de pessoas que sofreram, morreram ou lutaram pela sobrevivência durante a opressão. Além disso, também há muitas histórias de pessoas que se arriscaram para salvar judeus. Neste momento, Carlos nos deixou absorver as histórias sozinhos, já que junto a cada objeto tem um botão em que, ao apertar, começa a contar a quem pertencia e como tal objeto chegou ao museu.


Durante a visita ao Museu do Holocausto, percebemos quantas pessoas morreram e quantas famílias foram dissolvidas durante o regime nazista imposto por Hitler, na Alemanha, e que aos poucos foi dominando a Europa. Inúmeros judeus tiveram que abandonar suas casas, suas famílias, amigos e fugir para outro país, vindo inclusive para o Brasil, como forma de sobrevivência.


Na saída, inclusive, há um painel cronológico com todas as formas de preconceito e extermínio étnico pelas quais alguns povos passaram ou ainda passam. E isso só faz a gente repensar a que viemos. Através de cada história contada no museu, comecei a refletir no quanto o ser humano é capaz de fazer, no que pode se transformar e no quanto precisamos viver em paz. Vale a pena a visita!


Saiba mais
► O Museu do Holocausto está localizado na rua Coronel Agostinho Macedo, 248, Bom Retiro - Curitiba (PR).
► Antes de entrar, é necessário deixar os objetos no guarda-volumes e passar por esquema de segurança.
► É expressamente proibido entrar com máquinas fotográficas e tirar fotos no museu devido aos direitos autorais.
► Escolas de todo o país agendam horários para visitar o museu, já que um dos objetivos é transformar o local em referência de estudo e ensino do Holocausto em instituições educacionais do Paraná e Brasil.
► As visitas devem ser previamente agendadas, o que pode ser feito por este link.
► Mais informações podem ser obtidas através do site Museu do Holocausto, pelo e-mail  ou pelos telefones (41) 3093-7461 e 3093-7462.

O que foi o Holocausto?
► Holocausto foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra.


Fotos: Arquivo do Museu do Holocausto / Facebook / Base7.




Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem). Blogueiros convidados: Lilian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelles (Destino Mundo Afora).
A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala Pronta e Flex Câmbiocom o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia BresserBaggio Pizzaria e FocacceriaArtesalino Café e BistroTAJ BarCupcake CompanyKnock Knock HostelLafort,  Pulp EdiçõesKuritbikeMON – Museu Oscar NiemeyerMuseu Holocausto e Hotel CWB Express.





Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...