quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Rota do Café: aroma, sabor, história e experiência

Aroma, sabor e... experiência. A Rota do Café, no norte do Paraná, proporciona muito mais do que provar xícaras de café. Faz com que o turista vivencie momentos incríveis e remonte histórias. E meus quatro dias em Londrina e arredores foram praticamente assim: vivenciando momentos... E foi inesquecível!
O convite para conhecer a Rota do Café partiu do Sebrae/Paraná, por intermédio da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV). Entretanto, as opiniões aqui retratadas são independentes e imparciais, demonstrando o que realmente achei sobre tudo. Aliás, aos poucos vou falar sobre cada lugar que visitei aqui no blog...

Apresentação da Rota do Café em Ibiporã
Como viciada em café, saí de Santa Catarina com a expectativa de que iria provar muitas e muitas xícaras da bebida. Sim, provei. Mas o passeio foi bem mais do que isso. E, para falar a verdade, experimentei, inclusive, pratos salgados a base de café que me surpreenderam...

Café da Fazenda Palmeira
O projeto da Rota do Café começou em 2008 (nasceu um pouco antes, mas na prática foi nesse ano) e tem por objetivo o turismo de experiência, ou seja, fazer com que o turista realmente possa vivenciar os momentos e a história, bem como objetiva ainda a promoção do desenvolvimento regional.
Atualmente, nove cidades do norte do Paraná fazem parte da rota e, nestes quatro dias, estivemos em Londrina, Rolândia, Ibiporã, Santa Mariana e Ribeirão Claro, sendo esta a mais distante de Londrina: foram cerca de três horas de viagem de ônibus.
Em cada cidade, passamos por pousadas e fazendas das quais nunca imaginei que um dia iria visitar, mas que deixaram aquele "gostinho de quero mais"... E, com certeza, irei voltar com a família.
Com mais de 30 atrações credenciadas, a Rota do Café recebeu em 2011 o prêmio do Ministério do Turismo de "Melhor Roteiro" e até hoje mais de três mil pessoas já conheceram o projeto.
Além disso, o projeto tem ainda várias atrações que ocorrem durante todo o ano, como a Semana do Café; Café no Museu; Rota do Café in Concert; e Fest Café. Assim, o turista pode aproveitar não somente o que a Rota do Café em si tem a oferecer, mas também participar dos eventos.

Museu Histórico de Londrina
Em breve, contarei com mais detalhes (e separadamente) sobre os lugares que visitei durante o presstour Rota do Café. Aqui, resolvi apenas relatar um pouquinho sobre o que ainda vem por aí...
Participaram do presstour jornalistas e blogueiros de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (eu!). Assim como o Destino Mundo Afora, os blogs Mala Inquieta, Diário de Viagem, Fui Gostei Contei, Viagens Cinematográficas e Giros por Aí. E no Matraqueando também é possível conferir alguns posts sobre a Rota do Café... Aguarde os novos posts e acompanhe o blog, hein...

Foto: Blog Viagens Cinematográficas
Saiba mais
http://www.rotadocafe.tur.br/

Fotos: Destino Mundo Afora



Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...