quarta-feira, 29 de abril de 2015

Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna

Um sonho de longa data virou realidade: o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, está em operação com voos comerciais, de segunda a sexta-feira, pela TAM Airlines. Agora, ficou mais fácil receber turistas na região - que é linda, por sinal -, bem como voar a novos destinos. Os voos saem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 13h10, chegando aqui às 14h30. Depois, sai de Jaguaruna às 15h05 e chega em São Paulo às 16h10.


E, para quem não sabe, é possível voar para qualquer lugar, já que São Paulo faz conexão para outros estados e até países. Um grande passo para o Sul de Santa Catarina...
Apenas para constar, quem precisava viajar de avião antes tinha que sair de Florianópolis (146 quilômetros de Tubarão - onde moro - ao Aeroporto Hercílio Luz, na capital catarinense) ou Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (314 quilômetros de Tubarão ao Aeroporto Salgado Filho). Da Cidade Azul ao Aeroporto Regional de Jaguaruna, em média, o motorista leva menos de 30 minutos.


Acompanho a história do aeroporto como jornalista desde 2007, quando ainda se falava em desapropriação das terras onde hoje é o empreendimento e seu entorno, no consórcio feito pelos municípios da Amurel e Amrec para que a obra realmente saísse do papel, entre todos os entraves e vitórias no passar dos anos. Inúmeras foram as pautas feitas por mim, diversas matérias foram publicadas nos jornais que atuei - Notisul e Diário do Sul (este último, onde trabalho atualmente).


Neste dia 27 de abril de 2015, pude ver um sonho de toda uma região virar realidade. E fiquei feliz por poder participar deste momento, principalmente por ter acompanhado toda a evolução - do projeto no papel ao primeiro voo comercial.
Muitos não acreditavam, outros sempre foram otimistas, mas finalmente a região viu a primeira aeronave comercial pousar na pista de Jaguaruna - aviões particulares já haviam pousado antes.


A vitória não foi apenas das autoridades e empresários que sempre lutaram para a concretização do aeroporto regional, mas de toda uma região, de toda uma população, que vai presenciar o desenvolvimento das cidades do Sul de Santa Catarina e que vai poder voar para qualquer lugar com saída de Jaguaruna. Ah, e fizemos o vídeo da chegada do primeiro voo comercial. Está no nosso canal do YouTube.

Aeroporto de Jaguaruna
O Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi de Jaguaruna tem uma das maiores pistas do país, com 2,5 mil metros de extensão. O aeroporto foi projetado para receber aeronaves de grande porte - como Boing 737 e Airbus 320 - e visa atender 900 mil habitantes de 48 municípios das regiões metropolitanas de Tubarão, Araranguá e Criciúma. O debate em torno do empreendimento iniciou por volta do ano 2000. A primeira parte da obra ficou pronta em 2006, com a conclusão da pista. Este é o sétimo aeroporto no estado de Santa Catarina a operar voos comerciais. A operação da TAM Airlines é com aeronaves Airbus modelo A319, com capacidade para 144 passageiros.


 Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...