quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Abastecendo carro nos Estados Unidos

Nunca tinha imaginado abastecer um carro e essa foi a experiência que tive nos Estados Unidos. Diferente do Brasil, lá não tem frentistas nos postos de combustíveis e o sistema de vendas é um pouco diferenciado. Primeiro, que a gasolina não é vendida por litros, como em solo brasileiro. Lá, a comercialização é por galão, o que deixa o preço mais acessível perto do que se paga por aqui.
Mas, vamos ao que importa: como funciona? O que parece complicado, na verdade, é simples. E, para isso, basta seguir todas as instruções direitinho. Então, vou listar um pequeno passo-a-passo...


1- Pare o carro ao lado da bomba e desligue
Procedimento padrão, que pode até parecer bobo escrever aqui, mas é apenas para lembrar da necessidade desta ação... hehe

2- Abra a tampa do tanque antes de descer 
Em muitos veículos a abertura se dá por alguma alavanca no painel ou perto do banco. Abrindo antes de descer, você não precisará entrar novamente no carro para isso, agilizando todo o processo.


3- Atente-se ao número da bomba 
Assim como no Brasil, cada bomba tem um número. Mas lá, é essencial memorizar para a hora do pagamento, que é realizado antes de abastecer.

4- Efetue o pagamento para acionar a bomba
Sim, antes de abastecer, é preciso pagar. Isso pode ser feito de duas formas: na própria bomba através de cartão de crédito ou diretamente no balcão da conveniência, se o pagamento for em dinheiro. Nas vezes em que fomos aos Estados Unidos, usamos as duas formas e ambas funcionam muito bem.
OBS: Em alguns casos, ao usar o cartão na bomba é solicitado o Zip Code, que é o CEP da fatura do cartão. Se isso ocorrer, é preciso colocar os 5 primeiros números... Em qualquer problema, basta procurar a conveniência.


5- Escolha o tipo de gasolina
Há três tipos de gasolina - Regular (preço mais em conta), Mid-Grade e Super-Premium, com valores diferentes. Depois que efetuou o pagamento, você terá que apertar o botão da gasolina escolhida e será liberada na bomba. Inclusive, irá aparecer no visor "Began to fill" (comece a abastecer).
 
6- Coloque a bomba no tanque
Você deve estar com a bomba no tanque. Ao apertar o gatilho, ele irá travar e só irá destravar depois que você atingir o valor comprado. Quando parar, retire a bomba e coloque o gatilho no local correto.



7- No painel, você pode imprimir o recibo
Ao colocar a bomba de volta, aparecerá no visor uma pergunta: "Do you want a receipt? - Yes ou No", ou seja, "você deseja imprimir o recibo? - sim ou não". Aperte a opção desejada.

8- Feche o tanque
Sim, por incrível que pareça, tem gente que esquece de fechar e sai com o carro sem perceber...


Bem, o procedimento pode parecer complicado, mas só será demoradinho na primeira vez. Depois que estiver acostumado, é bem mais rápido e prático. Achei a experiência bem legal, apesar de ter abastecido poucas vezes, já que a maioria foi feita pelo Max.


É completamente estranho chegar no posto e ver os motoristas - homens e mulheres - descerem do carro, abrirem o tanque e colocar a "mão na massa". Já imaginou algumas "dondocas" brasileiras, de salto e bolsa cara, fazendo isso por aqui? hehehe É, lá não tem moleza não e o sistema de self service dá certo... O interessante é que é exatamente como a gente vê em filmes americanos, né?

Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...