quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Mercado Público de Curitiba

Muitas capitais e cidades brasileiras possuem mercados públicos. Em geral, os espaços são dedicados à venda de produtos alimentícios, mas não se restringem a isso. Em Curitiba, um programa interessante é visitar o Mercado Público.


O Mercado Público Municipal foi fundado em 1958, mas a tradição de vender frutas, verduras, carnes e outros produtos é do século 19 e começou nas proximidades da catedral, sendo que a primeira sede foi construída em 1874, no local onde hoje é o Paço Municipal. A demolição ocorreu em 1915 e o mercado foi transferido para o bairro Batel. Depois, em 1937, foi novamente desalojado e um novo prédio foi construído entre 1956 e 1958. Nos anos 1980, o atual prédio passou por uma reforma, sendo concluída em 1992. Em 2010, foi construída uma nova parte e iniciada a revitalização, finalizada em 2012.



O espaço fica bem ao lado da estação Rodo-ferroviária, o que facilita muito o acesso. Eu visitei o Mercado Público em agosto. Estive em Curitiba de passagem, indo para o oeste do Paraná para fazer uma prova de concurso. No tempo entre uma viagem e outra, aproveitei que era pertinho da rodoviária e dei uma esticadinha até o mercado.



O lugar é amplo e possui bancas de carnes e peixes, de frutas e verduras, de chás e ervas, de especiarias e também de roupas, calçados, artesanato e claro, restaurantes e bares.
Nesta voltinha, aproveitei para comprar uma mostarda diferente, ela é amarela e tem chimichurri, o que dá um gosto ainda mais picante. É excelente para sanduíches e pizzas.



Serviço
► Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865
► Telefone: (41) 3363-3764
► Horário de Funcionamento: Domingo - 7h às 13h; segunda - 7h às 14h; terça a sábado - 7h às 18h.

 Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...