quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Cine Mundo | Viagem no tempo: 20 previsões [certas e erradas] sobre 2015 em "De Volta para o Futuro"

Hoje não vou falar especificamente de alguma viagem, mas de algo que mexe com a nossa imaginação: viajar para o futuro. Afinal, quem nunca se imaginou daqui a 10, 20 ou 30 anos? Quem não gostaria de saber como serão as casas, os carros, os móveis, os computadores? Como viverão as pessoas? Essas perguntas sempre estiveram na minha cabeça curiosa - talvez pelo fato de já estar no sangue a vontade de ser jornalista - e se intensificaram na minha infância, quando assisti à trilogia "De Volta para o Futuro".


A data 21 de outubro de 2015 é citada no filme "De Volta para o Futuro 2", quando Marty McFly e Doc. Brown "voltam" para o futuro naquela época ainda tão, tão distante... E 2015 era o ano! O tempo passa depressa e ficamos com a sensação de que nada fizemos para mudar.
Na época da trilogia - o primeiro filme é de 1985 (passado, né?) e as continuações são de 1989 e 1990 -, víamos aquelas cenas futurísticas como coisas distantes, que talvez nem seriam inventadas. Algumas viraram, sim, realidade. Outras não saíram do papel e das telas do cinema... Carros voadores, roupas que se ajustam ao corpo, jaquetas com secadores automáticos, skates que planam e pizzas que crescem dentro do forno em segundos. Eu, particularmente, queria conhecer aquele futuro do filme.


Baseada em alguns posts de outros sites, como Business Insider, resolvi listar aqui o que deu e o que não deu certo nas previsões do filme para 2015, ou seja, três décadas depois:

1- Morte dos laser discs e (LDs) e dos compact discs (CDs)
Os jovens de hoje nem sabem ou não lembram dos Laser Discs, bolachões semelhantes aos discos de vinil, mas com tecnologia sonora digital. Eu mesmo tenho poucas recordações. No filme, estes equipamentos aparecem como deixados de lado em 2015. Verdade! Isso realmente aconteceu.


2- Comando de voz
Computadores e aparelhos que funcionam através de comando de voz foi uma das previsões acertadas no filme.


3- Óculos de vídeo pessoal
Em um jantar na casa de Marty McFly e Jeniffer, os filhos adolescentes do casal usam um tipo de óculos tecnológico, bem semelhante ao Google Glass.


4- Câmeras digitais superfinas
Quando ainda usávamos câmeras com filme para revelar (jovens não sabem o que é), o filme trouxe a ideia de câmeras digitais superfinas e com tecnologia avançada. Não acertaram muito pelo fato de isso ser possível, hoje, através dos próprios aparelhos de celular...


5- Grandes monitores de tela plana
O filme de 1985 mostra o futuro com monitores de tela plana e fina, semelhante aos aparelhos de TV que temos hoje em dia.


6- Vídeo chamada ou videoconferência substitui telefones
A videoconferência já era realidade no filme. Com a tecnologia a mil por hora, é possível conversar em tempo real com pessoas do outro lado do mundo.


7- Controles por movimentos x controles físicos
No filme, foi previsto games de 8 bits com sensor de movimentos, como Wii, Kinect ou PS Move. Quem usou Atari nunca iria imaginar que isso poderia ser realidade, né?


8- Entrada sem chaves físicas
Hoje é comum abrir portas sem chaves físicas, mas na época do filme era algo que ninguém imaginava mesmo. Hoje tem cartões, senhas e até digital - mesma forma usada na cena (sim, no filme conseguiram pensar em uma abertura com a digital).


9- Tablets portáteis
Em um mundo onde o PC começava a engatinhar, conseguiram imaginar aparelhos computadorizados do tamanho de um tablet. Hoje ainda conseguimos trabalhar em uma pequena tela de celular. Tecnologia, hein?


10- Aviões que filmam controlados à distância
Os drones ou veículos aéreos não tripuados são aviões que não precisam de piloto embarcado e podem ser controlados a distância. Atualmente, são utilizados para gravar comerciais, programas de TV e até para fazer transmissões ao vivo.


11- Assistindo a vários canais ao mesmo tempo
Quem diria, em 1985, que conseguiríamos assistir a vários canais de TV ao mesmo tempo? O filme "De Volta para o Futuro" disse... Claro que hoje isso é possível com dois canais simultaneamente. Também mais do que isso, acho exagero!


12- Pagamento com celular
Sim, quem imaginaria que seria possível pagar algo através de um leitor do cartão de crédito no próprio celular? Isso já é possível através de um aplicativo.


13- Computadores por todos os lugares
A trama acertou que o futuro (2015) seria com computadores por todos os lados. Quem, hoje, vive sem um, hein?


14- Cinema 3D
Em uma cena do filme, aparece um holograma do filme "Tubarão". Hoje, temos cinemas 3D, 4D e 5D, que conseguem conectar todos os sentidos... Mais do que acertado, né?


15- Cadarços automáticos
Quem nunca pensou em ter um tênis em que os cadarços são automáticos? A ideia não deu muito certo e o mais próximo que chegamos foi em tênis com velcro. Agora, para quem quer a réplica do modelo usado no filme, pode ser adquirido pela bagatela de R$ 20 mil - sem amarrar automaticamente. Que tal?


16- Carros voadores
Ainda vai demorar um pouco para termos carros voadores... Contudo, carros que entram na água já existem... Um dia a gente chega nesse futuro...


17- Pepsi perfeita
Imagina chegar em um restaurante e a Pepsi ser entregue automaticamente... Isso não aconteceu. Nem mesmo a embalagem futurística e descolada, com canudo integrado.


18- Skates (pranchas) voadores
Várias foram as tentativas de criar o skate voador, mas ainda não conseguiram - apesar de chegarem perto.


19- Roupas que secam sozinhas
Que tal usar uma roupa que seca sozinha? Mas a jaqueta inteligente de McFly não chegou ao nosso tempo ainda... O máximo que conseguimos foram tecidos que não retêm água.


20- Alimentos desidratados
Ainda não conseguiram inventar uma tecnologia que transforme uma minipizza em uma refeição para três pessoas em cinco segundos. Quem sabe um dia!!



Este post é especial para a nossa seção Cine Mundo, onde geralmente trazemos lugares (cidades, pontos turísticos...) que aparecem no mundo cinematográfico. Claro que não aborda uma viagem em específico, mas é uma forma de homenagear o filme "De Volta para o Futuro", que nos faz pensar em uma máquina que possa nos levar ao passado e ao futuro. Eu queria poder viajar no tempo... E você, como imagina que será o mundo daqui a alguns anos?


 Fotos: Reprodução "De Volta para o Futuro 2"


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...