terça-feira, 10 de julho de 2012

Dicas para quem viaja de ônibus


Estela Maura*
Para viajar de ônibus é importante ter bom senso e saber até onde vão seus direitos e deveres como passageiro. Quando a viagem é curta, não há muito problema, mas quando a viagem é longa, ela pode se tornar um tormento. É difícil viajar horas e horas com pessoas folgadas ou mal educadas. Nem tudo o que costumamos fazer em casa, podemos fazer dentro de um ônibus. 
Deve-se evitar durante este tipo de viagem: espalhar-se na poltrona ocupando seu espaço e o de quem está ao lado; escutar música em volume alto; comer alimentos condimentados, com odores fortes, que podem provocar enjoo para quem está ao seu redor; viajar sem fazer sua higiene pessoal antes do embarque, impondo que todos compartilhem da falência do seu desodorante ou, ainda, conversar muito alto, o tempo todo. 
É horrível ter que conviver por um longo período com alguém que acha o máximo a música que tem em seu celular e quer que todos a escutem. É preciso respeitar os passageiros, sem gritar, cantar, fazer batucadas ou manter conversas intermináveis.
Quando usar um copo, ou for descartar algo, coloque em seu saquinho de lixo e guarde consigo, evitando que caia detritos no chão. Se acontecer, faça seu possível para recolhê-lo. Ao pegar o copo d'água com lacre de alumínio, oferecido pela empresa de ônibus, não o devolva para a geladeirinha após seu uso (acontece e muito!). Quando usar o banheiro, colabore para que o local permaneça em ordem para o próximo usuário e lembre-se que fumar é proibido, mesmo dentro do toalete. 
É importante também respeitar o tempo de intervalo nas paradas técnicas para não atrasar o grupo. Sentar na poltrona que não é sua pode causar algum tipo de problema, certifique-se de que não foi vendida e, se aparecer seu dono, por favor, retire-se e peça desculpas. Seja razoável e não insista para que este passageiro troque lugar com você, só porque você já estava lá. Evite conflitos e opte pelo diálogo simpático e equilibrado, sempre. 
Depois das 22h, aconselho a colocar seu celular no vibrador ou toque silencioso, para não interromper o silêncio. Se o passageiro sabe que necessita usar o banheiro com frequência, deve comprar poltronas do corredor, para não incomodar o vizinho. 
Sempre que precisar transitar, sair ou entrar, diga "com licença" e, se necessário, peça desculpas. 
Não se esqueça das "palavras mágicas " e boa viagem!
--
* OBS: Este texto foi escrito por Estela Maura, colunista do Diário do Sul (jornal diário de Tubarão/SC), e foi publicado neste blog com a sua permissão. Todos os outros textos publicados neste blog são de autoria da administradora do blog e as fontes  sempre são citadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...