quarta-feira, 19 de junho de 2013

Desbravando Urubici: frio, belezas naturais e pontos turísticos (1)

Quer sentir frio? Então, visite o Sul do Brasil, mais especificamente Urubici, em Santa Catarina. A cidade mais fria do país recebe milhares de turistas durante o inverno e conta com pontos turísticos fantásticos, em meio à natureza, para serem explorados. Sinceramente, vale a pena conhecer o município de cerca de 11 mil habitantes e cuja tranquilidade é o diferencial (principalmente para aqueles turistas que são dos grandes centros urbanos).
Quando fomos a primeira vez, em 2006, numa passagem rápida pela cidade, conhecemos apenas o Morro da Igreja - como já postei anteriormente. Recentemente, ficamos um fim de semana inteiro para poder desbravar Urubici e entender por que muitas pessoas têm procurado o local como destino de inverno.
Ficamos hospedados no Urubici Park Hotel, que fica no coração da cidade. O próprio hotel entrega aos turistas uma lista de atrações turísticas para serem visitadas.
Para chegar à cidade numa sexta-feira, subimos a Serra do Rio do Rastro, famosa estrada por suas curvas que mais parecem cotovelos. Durante a noite a iluminação é incrível. Como chegamos tarde em Urubici, saímos cedo do hotel no sábado para aproveitar os pontos turísticos...



Inscrições Rupestres 
O primeiro lugar que visitamos foi o Morro do Avencal, onde há as Inscrições Rupestres. Na parede de pedra do morro, diversas inscrições feitas durante a Pré-História (aproximadamente 4 mil anos) podem ser observadas de pertinho. O local é público e cercado por grades, como forma de manter em segurança a arte rupestre.


Mirante
Logo em seguida, a cerca de 500 metros, paramos no Mirante. De lá, é possível ter a vista panorâmica de Urubici. Não ficamos muito tempo ali não - somente o suficiente para bater algumas fotos e seguir para a próxima atração. Entretanto, muitos turistas costumam fotografar a vista, que é muito bonita.


Cachoeira do Avencal
Já na cachoeira do Avencal (parte alta), também no Morro do Avencar, é necessário pagar para entrar, uma vez que a área é propriedade privada. Mas o preço não é absurdo: R$ 3,00 por pessoa. O lugar é bonito e tem uma cachoeira com mais de 100 metros de queda livre, em meio às árvores e à vegetação comum da região - avenca. Para avistar melhor a cachoeira, há dois mirantes - de onde é possível fazer lindas fotografias.
O parque - acho que dá para chamar assim - conta ainda com camping, no valor diário de R$ 5,00 por pessoa, com churrasqueira e banheiros feminino e masculino, além de iluminação. Para quem gosta de aventura, é possível ainda fazer tirolesa.


♣ Coordenadas
S = 28.04825°
O = 49.61730°
Altitude = 1.221 metros

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens
A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens está localizada no coração de Urubici, no centro, e encanta pela arquitetura diferenciada. Tiramos diversas fotografias na lateral da igreja matriz, achando que fosse a entrada principal (kkkk), e somente depois notamos que era outra. Como estava chovendo e a pressa era grande, batemos poucas fotografias em frente à entrada principal. A igreja matriz está na lista das maiores do Estado catarinense e foi idealizada pelo padre José Alberto Gonçalves Spíndola.


Mas, nossa jornada não termina aqui não... Visitamos outros pontos turísticos que serão postados na parte dois deste texto. Além disso, vamos escrever também sobre o Urubici Park Hotel, onde ficamos hospedados.

4 comentários:

  1. Realmente é um passeio espetacular para se fazer, com uma natureza sensacional entre montanhas, cânions, mata virgem, paredões, Pedra Furada, enfim... E ainda por cima com uma vista de saltar aos olhos. E o mais importante, é aqui pertinho de Tubarão-SC. Um passeio excelente.
    Haroldo Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Haroldo Jr. Santa Catarina tem lugares incríveis e que vale a pena conhecer...
      Continue nos acompanhando...
      :)

      Excluir
  2. Nossa quanta coisa bonita.
    Estou lendo seu blog aos poucos e estou adorando.
    Beijos
    http://solporai.blogspot.com.br/
    Sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sol Balbino, muito obrigada pelo elogio. Escrevemos para que as pessoas possam ver o quanto de coisas lindas temos mundo afora, Continue nos acompanhando...

      Beijos,
      Tatiana

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...