Pegamos o endereço e fomos visitar o lugar, sem saber se poderíamos ou não entrar, uma vez que era domingo e não havíamos avisado com antecedência. Mas, chegamos no local e fomos muito bem atendidos pelo Gustavo, que alimentava as trutas naquele momento.
No local, é possível conhecer todo o processo de criação da truta, desde a incubação do ovo até o peixe atingir o peso de abate, que é a partir de 300 gramas. Somente no berçário são produzidos dois milhões de ovos para gerar um milhão de avelinos e, para engordar os peixes, são consumidas mensalmente cerca de 30 toneladas de ração especial.
Ao todo, o local tem 67 tanques e um sistema de circulação de água. Em cada tanque há, em média, de 600 a 1,2 mil quilos de peixes, que são separados de acordo com o tamanho e o sexo: machos adultos, fêmeas reprodutoras e filhotes. Assim, por mês, o criadouro produz de quase 15 toneladas do peixe, que é distribuído para vários lugares do Brasil.
As trutas são de diversas cores (escuras, amarelas e azuis) e, inclusive, o local é o único no mundo a manter a reprodução da truta azul em cativeiro (esta é de uma linhagem rara). Apenas a título de conhecimento, a truta surgiu na região da Serra da Nevada, nos Estados Unidos, e no Brasil foi introduzida em 1949 com a importação de alevinos da Dinamarca. Gustavo nos explicou ainda que todos os projetos foram desenvolvidos pelo professor Hélio, que há mais de 30 anos é pesquisador da espécie na região serrana.
Aproveitamos os tanques e testamos nossa GoPro, para verificar se funcionava debaixo d'água (claro, com permissão do Gustavo) e as cenas ficaram muito legais... O criadouro Trutas do Professor Hélio fica a cerca de dois quilômetros do centro de Urubici, não vende peixe no local e não cobra a entrada. Vale a pena conhecer!!
Localização
Av. Adolfo Konder, 1922 Ap 1 - Tracado
Contato: (49) 3278-4079
Fotos: Destino Mundo Afora